top of page

Sobre

Áreas de atuação

Projetos

Notícias

Contato

Biblioteca de Tecnologias Sociais

ODS_6.png

CIRCULO DE BANANEIRA

O Círculo de Bananeiras é uma solução que integra processos naturais para tratar e reaproveitar resíduos, contribuindo para a saúde do solo e a sustentabilidade ambiental.  O sistema consiste em uma vala de infiltração côncava com formato cilíndrico, preenchida inicialmente com uma camada de brita. Sobre essa camada, são adicionadas diversas camadas de galhos, folhas e detritos naturais, onde atuam microrganismos facultativos e anaeróbios, responsáveis pela estabilização da matéria orgânica. Após essa etapa, o sistema conta com um canteiro artificial de solo, destinado ao tratamento e à disposição final do esgoto. Nesse canteiro, ocorre a infiltração e evapotranspiração da parte líquida do esgoto, o reaproveitamento da matéria orgânica residual e a promoção da recarga do lençol freático. Em alguns casos, essa técnica pode ser denominada Núcleo de Fertilidade.

ODS

3, 6

FILTRO DE ÁGUA CINZA

O Filtro biológico é um sistema de filtragem de águas cinzas, ou seja, águas provenientes dos ralos das pias, chuveiros e tanques de lavar roupas. Este sistema é composto por quatro caixas filtradoras e um círculo de bananeiras. A 1ª caixa consiste em uma caixa de gordura comum; a 2ª uma caixa com brita; a 3ª uma caixa com areia e a 4ª uma caixa com carvão. Dessa forma, a água que sai das casas retorna ao ambiente com mais de 70% de pureza, evitando excesso de matéria orgânica, sabões, gorduras e produtos químicos nos córregos das comunidades. O Sistema filtra o material mais grosso e a gordura e propicia o desenvolvimento de bactérias que realizam a decomposição do material particulado.

ODS

3, 6, 11

TANQUE DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO - TEVAP

O sistema TEVAP, ou Tanque de Evapotranspiração, é uma solução individual inovadora para o tratamento e disposição final dos efluentes provenientes de vasos sanitários domiciliares. Este sistema permite o destino adequado dos dejetos humanos sem causar poluição das águas, do solo ou do ar. Baseado em conhecimentos técnicos e experiências práticas, o TEVAP utiliza materiais de fácil obtenção, como pneus usados, entulhos de construção, bambu e outros recursos disponíveis localmente, e é projetada para promover o desenvolvimento sustentável, sendo ambientalmente correta, economicamente viável e socialmente justa.

ODS

3, 6, 11

CONSTRUÇÃO EM ADOBE (BANHEIROS ECOLÓGICOS)

O Superadobe é uma técnica inovadora de bioconstrução que utiliza tubos ou sacos longos de tecido, preenchidos com terra compactada em camadas, para formar estruturas de compressão robustas e duráveis. A principal matéria-prima utilizada é a terra úmida, o que torna o processo de construção simples e acessível. Esta tecnologia é particularmente vantajosa para a construção de banheiros em áreas de difícil acesso e isoladas, proporcionando uma solução econômica para o saneamento básico.

ODS

3, 6, 9, 11

REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS PARA GERAÇÃO DE ENERGIA (BIOSSISTEMA)

Um biossistema é uma instalação que utiliza um biodigestor para processar resíduos orgânicos, como restos de alimentos, esterco animal e fezes humanas, através de um processo anaeróbio. Este processo transforma os resíduos em biogás e fertilizante natural. O biogás, que é filtrado e armazenado no próprio equipamento, pode ser utilizado como gás de cozinha, fornecendo até 3 horas de gás por dia. Além do biogás, o sistema também gera um fertilizante natural, que é coletado em um recipiente localizado na parte traseira do equipamento e pode ser utilizado para adubar plantações.

ODS

3, 6, 7, 9, 11

PLANO TERRITORIALIZADO PARA GESTÃO DE RECURSOS HIDRICOS
(AGUAS DO CARAPITANGA)

O processo de governança participativa na gestão dos corpos hídricos de uma bacia hidrográfica envolve diversas etapas, incluindo diagnóstico, cartografia social, pactuação e planejamento. Esse processo integra associações de moradores e produtores, o poder público em suas diversas instâncias, a concessionária de águas e esgoto, e os pesquisadores do OTSS. Juntos, eles analisam a situação dos corpos d'água, identificando soluções para o uso racional dos recursos hídricos, a recuperação da mata ciliar, e a prevenção e/ou mitigação de desastres. Essas ações impactam positivamente a bacia hidrográfica e seus valores de uso, promovendo a sustentabilidade e a resiliência ambiental.

ODS

6, 12, 14, 17

READEQUAÇÃO PARTICIPATIVA DE SISTEMAS DE SANEAMENTO E BANHEIROS

Novas construções de sistema de tratamento, limpeza e vedação existentes e instalação de biodigestores, quando necessário. Como tratamento complementar, são construídas Zonas de Raízes - câmaras preenchidas de meio filtrante submerso, onde atuam micro-organismos facultativos e anaeróbios, responsáveis pela estabilização da matéria orgânica. Para aumentar a eficiência do sistema, são utilizadas plantas macrófitas - espécies de brejo e ambientes úmidos. O material filtrante utilizado é a brita 04, também conhecida como “pedra rachão”, no fundo, e brita 01 e brita 00 no topo. Devido a dificuldades na logística de transporte de material, pode ser utilizado bambu como material filtrante, visto que é encontrado no local em abundância.

ODS

3, 6, 11, 14

PESQUISE POR ODS:

ODS_Logo1.png
ODS_1.png
ODS_2.png
ODS_3.png
ODS_4.png
ODS_5.png
ODS_6.png
ODS_7.png
ODS_8.png
ODS_9.png
ODS_10.png
ODS_11.png
ODS_12.png
ODS_13.png
ODS_14.png
ODS_15.png
ODS_16.png
ODS_17.png
bottom of page