top of page

Sobre

Áreas de atuação

Projetos

Notícias

Contato

Biblioteca de Tecnologias Sociais

ODS_4.png

METODOLOGIA DE CONSTRUÇÃO CURRICULAR DIFERENCIADA (PROGRAMA ESCOLAS DO TERRITÓRIO)

O Programa Escolas do Território (IEAR/UFF) oferece Formação Continuada para professores que atuam em escolas localizadas em territórios caiçaras, indígenas e quilombolas de Paraty e Angra dos Reis, em parceria com as Secretarias Municipal e Estadual de Educação do Rio de Janeiro, através de Acordos de Cooperação Técnica. A metodologia de formação é voltada para a construção de currículos diferenciados com comunidades tradicionais, sustentada por uma pesquisa-ação participante que busca identificar componentes curriculares que fortaleçam as línguas, saberes e culturas tradicionais dessas comunidades.

ODS

4

EDUCAÇÃO DIFERENCIADA

A Educação Diferenciada entende a educação escolar como um instrumento de defesa dos territórios, promovendo a construção coletiva de um currículo integrado e interdisciplinar. Esse currículo visa ao fortalecimento da cultura local, estabelecendo um diálogo permanente entre os saberes escolares e os conhecimentos tradicionais das comunidades. A Educação Diferenciada luta para garantir a oferta do Ensino Fundamental nas próprias comunidades, articulando seu currículo com o contexto rural, étnico e com as tradições locais.

ODS

4, 10

METODOLOGIA DE PARTILHAS EM TERRITÓRIOS TRADICIONAIS

As partilhas realizadas pela Fiocruz e pelo FCT por meio do OTSS são encontros de formação fundamentados na ecologia de saberes, que visam articular, qualificar e reaplicar as experiências existentes nos territórios tradicionais. Esses encontros promovem a troca de vivências entre comunitários e não comunitários e a integração das experiências ofertadas por cada comunidade. Ao final de cada partilha, é pactuada uma agenda comum, com um plano de implementação colaborativa.

ODS

2, 4, 5, 8, 12

METODOLOGIA DE PROCESSO FORMATIVO DE BASE PARA DEFESA DOS TERRITÓRIOS TRADICIONAIS (CURSO BÁSICO MARÉ DE SABERES)

O Curso Básico de Formação para Lideranças Comunitárias é uma iniciativa voltada para capacitar líderes de comunidades tradicionais que enfrentam impactos significativos devido à exploração de petróleo, especulação imobiliária e expansão de grandes empreendimentos em seus territórios de origem. O curso tem como objetivo principal fortalecer as habilidades e conhecimentos dessas lideranças, permitindo-lhes atuar de forma mais eficaz na defesa de seus direitos e na gestão sustentável de seus territórios. Através de módulos teóricos e práticos, os participantes são preparados para enfrentar os desafios socioambientais e promover a justiça social em suas comunidades.

ODS

4

MODELO DE GESTÃO PARTICIPATIVA DE REDE DE FORMAÇÃO SOCIOAMBIENTAL NO CONTEXTO DE PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (COORDENAÇÃO POLÍTICO PEDAGÓGICA DO PROJETO REDES)

A Coordenação Político-Pedagógica (CPP) é um coletivo que realiza debates político-pedagógicos para a construção da Rede de Formação Socioambiental, conforme previsto pelo Projeto Redes, um condicionante do processo de licenciamento ambiental federal conduzido pelo Ibama. Composta por 30 membros, a CPP inclui 07 integrantes do Núcleo Gestor Político-Pedagógico (NGPP), 06 representantes da equipe de campo, 14 comunitários e 03 representantes de organizações comunitárias de abrangência macroterritorial e/ou nacional. Os representantes devem possuir um entendimento profundo dos processos educativos comunitários, compreender o papel político-pedagógico da Rede de Formação Socioambiental e ser capazes de dialogar com a base sobre a construção da rede, garantindo que esta seja inclusiva e participativa, refletindo as necessidades e perspectivas das comunidades envolvidas.

ODS

4

ARTICULAÇÃO INTERINSTITUCIONAL PARA FORMAÇÃO DE QUADRO POLÍTICO-ESTRATÉGICO EM GESTÃO TERRITORIALIZADA BASEADO NA ECOLOGIA DE SABERES (CURSO TERESA)

O curso busca explorar as diversas maneiras pelas quais os territórios e os saberes se produzem mutuamente, constituindo novas formas de pensamento e ação política. Com duas turmas de 20 alunos cada, localizadas em Paraty e Angra dos Reis, o curso teve início em 2020 com a primeira turma e em 2023 com a segunda. A duração é de seis bimestres, abrangendo seis disciplinas obrigatórias e seis optativas de livre escolha. Promovido pelo Instituto de Educação de Angra dos Reis (Universidade Federal Fluminense), Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS), Núcleo de Gestão Integrada - Paraty do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) e Sociedade Angrense de Proteção Ecológica (SAPE), o curso visa integrar teoria e prática para fomentar o desenvolvimento socioambiental e político nas comunidades participantes.

ODS

4, 5, 17

PESQUISE POR ODS:

ODS_Logo1.png
ODS_1.png
ODS_2.png
ODS_3.png
ODS_4.png
ODS_5.png
ODS_6.png
ODS_7.png
ODS_8.png
ODS_9.png
ODS_10.png
ODS_11.png
ODS_12.png
ODS_13.png
ODS_14.png
ODS_15.png
ODS_16.png
ODS_17.png
bottom of page