top of page

Sobre

Áreas de atuação

Projetos

Notícias

Contato

Pesca Artesal de Cerco Flutuante

TANQUE DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO - TEVAP

O sistema TEVAP, ou Tanque de Evapotranspiração, é uma solução individual inovadora para o tratamento e disposição final dos efluentes provenientes de vasos sanitários domiciliares. Este sistema permite o destino adequado dos dejetos humanos sem causar poluição das águas, do solo ou do ar. Baseado em conhecimentos técnicos e experiências práticas, o TEVAP utiliza materiais de fácil obtenção, como pneus usados, entulhos de construção, bambu e outros recursos disponíveis localmente, e é projetada para promover o desenvolvimento sustentável, sendo ambientalmente correta, economicamente viável e socialmente justa.

Fundo_Azul_Transparencia_Elementos_OTSS_leti_milho_edited.jpg
Pesca Artesanal

PROBLEMA SOLUCIONADO

A falta de estrutura de saneamento básico foi identificada pelo Fórum de Comunidades Tradicionais (FCT) como uma das principais vulnerabilidades que precisam ser estrategicamente solucionadas para promover saúde, qualidade de vida e contribuir para a permanência das comunidades tradicionais em seus territórios. Praticamente todas essas comunidades enfrentam carências significativas no que diz respeito ao Sistema de Tratamento de Águas, tornando-se, portanto, de extrema importância a adoção de soluções sustentáveis.

SOLUÇÃO ADOTADA

O sistema TEVAP (Tanque de Evapotranspiração) foi adotado por ser uma solução eficiente e sustentável para o tratamento e reaproveitamento dos nutrientes dos efluentes de vasos sanitários. Este sistema fechado promove a decomposição anaeróbica da matéria orgânica, seguida pela mineralização e absorção dos nutrientes pelas plantas. Todos os projetos de implementação do TEVAP são elaborados e pactuados em diálogo com diversos atores locais, incluindo as comunidades, a Prefeitura Municipal, o Comitê de Bacias Hidrográficas da Ilha Grande (CBHBIG) e as instituições ambientais da região. Para a implementação da tecnologia TEVAP, adota-se uma área superficial de 2m² por pessoa, caso o sistema seja utilizado para o tratamento de todo o esgoto produzido, incluindo as águas cinzas. As dimensões construtivas recomendadas são: profundidade de 1,5m, largura de 2m e comprimento igual ao número de contribuintes atendidos pelo sistema. Caso o sistema seja utilizado apenas para as águas de vaso sanitário, dependendo das condições pluviométricas do território, a área pode variar de 0,5 a 1m² por pessoa. Em situações com muitos contribuintes, o sistema pode ser dividido em mais de um tanque funcionando em paralelo para facilitar a construção. O sistema TEVAP é funcionalmente simples e não requer manutenção, com uma vida útil indefinida. Se construído conforme as especificações recomendadas, o material líquido será evapotranspirado e o material sólido será absorvido pelas plantas. A estrutura consiste em um tanque retangular impermeabilizado, dimensionado para uma unidade familiar, preenchido por um túnel de pneus usados e diferentes camadas de substrato (entulho, brita, areia e terra). O tanque é plantado com espécies vegetais de rápido crescimento, raízes superficiais, grande área foliar e alta demanda de água. Esta técnica tem potencial para aplicação no tratamento domiciliar de águas residuais, podendo ser utilizada para o tratamento da totalidade do esgoto produzido ou apenas para as águas de privadas, o que reduz o custo de material e a área necessária. Na Escola Martin de Sá, localizada na Comunidade Caiçara da Praia do Sono, todas as águas residuais foram direcionadas para o sistema TEVAP, com a adição de uma caixa de gordura prévia para as águas cinzas. Este exemplo demonstra a versatilidade e eficácia do sistema em diferentes contextos e escalas.

RESULTADO ALCANÇADO

Até setembro de 2024, foram construídos com o apoio da Fiocruz e do FCT um total de 12 tanques de evapotranspiração (TEVAP) na Praia do Sono em pactuação com lideranças comunitárias. Durante o processo de construção das TEVAPs, houve o lançamento do Manual de Saneamento Ecológico e a realização do Curso Saúde em Territórios Tradicionais: Tecnologias Sociais em Saneamento Ecológico, realizado em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) com participação de trabalhadoras e trabalhadores do SUS.

bottom of page