top of page

Sobre

Áreas de atuação

Projetos

Notícias

Contato

Pesca Artesal de Cerco Flutuante

METODOLOGIA DE CONSTRUÇÃO CURRICULAR DIFERENCIADA (PROGRAMA ESCOLAS DO TERRITÓRIO)

O Programa Escolas do Território (IEAR/UFF) oferece Formação Continuada para professores que atuam em escolas localizadas em territórios caiçaras, indígenas e quilombolas de Paraty e Angra dos Reis, em parceria com as Secretarias Municipal e Estadual de Educação do Rio de Janeiro, através de Acordos de Cooperação Técnica. A metodologia de formação é voltada para a construção de currículos diferenciados com comunidades tradicionais, sustentada por uma pesquisa-ação participante que busca identificar componentes curriculares que fortaleçam as línguas, saberes e culturas tradicionais dessas comunidades.

Fundo_Azul_Transparencia_Elementos_OTSS_leti_milho_edited.jpg
Pesca Artesanal

PROBLEMA SOLUCIONADO

Os resultados da Metodologia de Construção Curricular são observados a longo prazo, devido à natureza contínua do processo. Em 2016, a Prefeitura Municipal de Paraty solucionou a falta de anos finais do Ensino Fundamental na Praia do Sono e na Praia do Pouso da Cajaíba, implementando-os nessas localidades. Desde então, o Programa Escolas do Território vem desenvolvendo um processo de reorientação curricular, utilizando a Metodologia de Construção Curricular Diferenciada nas duas escolas. Esse processo foi ampliado para incluir os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental nas Escolas Quilombolas (Quilombo do Campinho e Quilombo do Cabral), iniciado em 2017 e 2020, respectivamente; os anos iniciais do Ensino Fundamental em todas as escolas da Zona Costeira de Paraty, iniciado em 2018; o Curso de Ensino Médio com Habilitação em Magistério Indígena, iniciado em 2018; e o Ensino Médio no Colégio Estadual Brigadeiro Nóbrega, na Ilha Grande - Angra dos Reis, iniciado em 2021. A metodologia adotada para a construção dos currículos diferenciados segue três etapas: 1) Estudo da realidade local, com a elaboração de um diagnóstico sociocultural; 2) Construção de visão de área, para identificar tendências pedagógicas, epistemologia e estudos dos conceitos integradores; e 3) Matriz de Planejamento de Projetos Pedagógicos.

SOLUÇÃO ADOTADA

Os encontros de Formação Continuada ocorrem regularmente, de forma mensal, nos territórios. A Metodologia Curricular Diferenciada, fundamentada na pedagogia Freireana, se apresenta de maneira dialética em relação às demandas dos territórios, não sendo uma metodologia pronta e fechada. Caracteriza-se por um currículo pós-factum: uma investigação sistemática e empírica onde variáveis importantes configuram o processo, tais como cultura comunitária, grupo de professores, segmento de ensino e modalidades de oferta, entre outros.

RESULTADO ALCANÇADO

Os resultados são obtidos a médio e longo prazo, uma vez que o processo de reorientação curricular implementado é analisado a cada quatro anos, correspondendo à finalização dos ciclos dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, e a cada três anos no Ensino Médio. Trata-se de um processo contínuo que visa estimular componentes curriculares que valorizem e preservem as culturas tradicionais.

bottom of page