Sobre
Áreas de atuação
Projetos
Notícias
Contato
COOPERAÇÃO E ESTRUTURAÇÃO PARTICIPATIVA DE ARRANJOS LOCAIS DE PRODUÇÃO DO PESCADO ARTESANAL NAS COMUNIDADES TRADICIONAIS
A Cooperação e Estruturação Participativa de Arranjos Locais de Produção do Pescado Artesanal nas Comunidades Tradicionais visa promover o desenvolvimento produtivo sustentável das comunidades pesqueiras tradicionais por meio do estabelecimento de parcerias institucionais e comunitárias. Essa abordagem envolve a criação de redes de cooperação que incluem órgãos governamentais, organizações não governamentais, instituições de pesquisa e as próprias comunidades pesqueiras. O objetivo é fortalecer a capacidade produtiva e organizacional dessas comunidades, garantindo a sustentabilidade ambiental, econômica e social da atividade pesqueira artesanal.
PROBLEMA SOLUCIONADO
A pesca artesanal desempenha um papel crucial no cenário da pesca nacional, correspondendo a 53% da produção marinha e estuarina e envolvendo um grande contingente de pescadores. Apesar da relevância dessa atividade e do significativo envolvimento de pescadores e pescadoras caiçaras, as comunidades tradicionais enfrentam desafios consideráveis para inserir seus produtos no mercado regional e se beneficiar das políticas de compras nacionais.
SOLUÇÃO ADOTADA
Por meio de visitas técnicas, partilhas, intercâmbios e assessoria especializada em gestão de empreendimentos e desenvolvimento de produtos tradicionais, busca-se potencializar a cadeia da pesca artesanal em comunidades tradicionais caiçaras, fomentando dois projetos pilotos na Almada e em Trindade que possam inspirar outras iniciativas no território.
RESULTADO ALCANÇADO
A articulação de instituições ligadas ao fomento da pesca artesanal, especialmente dentro dos órgãos públicos, tem sido fundamental para subsidiar a construção de políticas públicas que garantam o apoio a iniciativas comunitárias relacionadas aos produtos da pesca artesanal. Através de ações integradas e coordenadas, voltadas para o fortalecimento da autonomia na cadeia de produção do pescado artesanal, a iniciativa tem contribuído significativamente para a permanência de pescadoras e pescadores em seus territórios de origem e na continuidade da prática da pesca artesanal