top of page

Sobre

Áreas de atuação

Projetos

Notícias

Contato

Pesca Artesal de Cerco Flutuante

COMERCIALIZAÇÃO CONJUNTA DE ROTEIROS DE TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA

A Central de Comercialização de Roteiros de Turismo de Base Comunitária, uma iniciativa da Rede Nhandereko, visa reduzir a vulnerabilidade das comunidades nas relações comerciais. A Central capacita os comunitários a comercializarem seus roteiros de TBC de forma conjunta e colaborativa.

Fundo_Azul_Transparencia_Elementos_OTSS_leti_milho_edited.jpg
Pesca Artesanal

PROBLEMA SOLUCIONADO

Inverter a lógica predatória do turismo de massa é uma premissa fundamental na luta e resistência dos povos tradicionais, que buscam construir um turismo diferenciado, baseado em experiências e vivências comunitárias, protagonizadas por eles mesmos. A inserção dos produtos, serviços e roteiros de Turismo de Base Comunitária (TBC) no mercado hegemônico e padronizado pelas cadeias do turismo convencional representa um desafio complexo para muitas dessas comunidades.
A administração contábil e financeira na comercialização dos negócios de TBC ainda está em processo de desenvolvimento entre as comunidades envolvidas na atividade. Estratégias de comercialização focadas em nichos de mercado, a formação de parcerias com empresas turísticas responsáveis, ONGs e universidades, bem como o uso de redes sociais, ainda são incipientes. No entanto, essas práticas são essenciais para fortalecer a autonomia e a sustentabilidade das iniciativas de TBC.

SOLUÇÃO ADOTADA

A Central de Comercialização de roteiros de TBC é um mecanismo de gestão coletiva que possui como estratégia a conectividade e fortalecimento das experiências em curso em cada comunidade.
Os principais objetivos da Central de Comercialização de TBC são: i) vender serviços turísticos, produtos e ativos culturais; ii) valorizar a cultura e identidade de cada comunidade; iii) fortalecer a imagem das comunidades tradicionais na sociedade; iv) melhorar a renda e a sustentabilidade das comunidades com o TBC; v) promover conexão entre roteiros singulares e produtos das várias comunidades; vi) garantir estratégia de comercialização adequada; vii) identificar espaços para mercados institucionais e viii) disputar mercados.
Os resultados esperados para as comunidades incluem o fortalecimento das identidades culturais, contribuindo para a estruturação de ações que reforcem essas identidades. A Central também apoia a formação política da juventude, capacitando-a para atuar de forma consciente e engajada nas atividades de TBC. Além disso, a coleta e análise de dados socioeconômicos do TBC, com comparações ao turismo convencional da região, são fundamentais para entender e melhorar as práticas. Por fim, a Central busca expandir o entendimento sobre o conceito de TBC nas demais comunidades da região, promovendo a disseminação de boas práticas e conhecimentos.

RESULTADO ALCANÇADO

A Central de Comercialização de Turismo de Base Comunitária (TBC) está em processo de institucionalização para iniciar suas operações em 2023, inicialmente em cinco comunidades: Quilombo do Campinho, Quilombo da Fazenda, Aldeia Boa Vista, São Gonçalo e Trindade. A qualificação e estruturação dos serviços existentes, bem como a ampliação dos negócios coletivos nessas comunidades, representam um aumento significativo nas oportunidades de ocupação da mão de obra local, com geração de renda, especialmente para jovens e mulheres. Esses empreendimentos têm como pano de fundo a formação e a gestão do próprio negócio, contribuindo para o fortalecimento de suas raízes culturais e a manutenção da cultura tradicional.
Em 2017, a proposta de constituição da Central de Comercialização de roteiros em turismo de base comunitária da Rede Nhandereko conquistou um prêmio do DESAFIO BIG, destacando-se como uma iniciativa inovadora e promissora no campo do turismo comunitário.

bottom of page